Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Combater as drogas




Assistia o Fantástico ontem (29/04/2012), quando uma matéria sobre as drogas sintéticas me chamou atenção e deixou-me preocupado, pois cada vez, torna-se mais difícil o combate às drogas, deixando a sociedade vulnerável ao seu consumo, tornando-se o seu combate uma tarefa árdua e sem sucesso. 

 A matéria do Fantástico relata que; “Substâncias criadas em laboratório que imitam o efeito das drogas já conhecidas. Mas como possuem uma fórmula recém criada, ainda não estão na lista de entorpecentes. E por isso não são combatidas. Um site inglês oferece dezenas de tipos dessas novas drogas sintéticas. É um site de vendas como outro qualquer. Você escolhe a mercadoria, como uma que diz provocar os mesmos efeitos do ecstasy. Depois preenche seus dados e eles prometem fazer a entrega em até 20 dias úteis por correio em qualquer parte do mundo.” 

 A partir do momento que se fabricam drogas sintéticas que produzem os mesmos efeitos das drogas naturais ilícitas, abre-se uma porta para diversas outras drogas de livre consumo, pois, para serem relacionadas como drogas ilícitas pelos órgãos do governo precisa-se de um longo tempo. Portanto, até que este processo ocorra varias outras estão sendo criadas e comercializadas legalmente.

 Em suma, torna-se fundamental o trabalho de prevenção. Faz-se necessário uma prevenção tanto para que diminua a demanda do consumo, no sentido de se não se consumir a drogas pelas suas conseqüências, mas sobretudo, diminuir a demanda por uma melhoria da qualidade de vida dos adolescentes, dos jovens que pertençam às faixas etárias que fazem parte do grupo de risco ao consumo de drogas. Que adianta um trabalho sistemático contra o ckak! se há uma droga sintética licita que possui efeitos semelhantes a ele? Ou seja, sem um trabalho sistemático preventivo para diminuição da demanda, será sempre o cachorro correndo atrás do gato, e o gato no muro provocando o cachorro. 

 É sabido que a entrada nas drogas ilícitas é consequencia das licitas, ou seja, normalmente, o adolescente, o jovem começa consumi-las após já ser consumidor de álcool, por isto, faz-se necessário um trabalho preventivo e sistemático em relação às bebidas alcoólicas. Uma prevenção promovida pelo Estado, mas também pelas famílias. Neste sentido, a família tem seu papel de fundamental importância no retardamento do consumo de álcool pelos filhos. 

 A repressão ao tráfico de drogas ilícitas é necessária e essencial, no entanto, tem pouco efeito na diminuição do consumo se a demanda é grande. Se tiver as drogas licitas que possibilitem obter os mesmos efeitos das ilícitas e podem ser comercializadas normalmente. 

 Portanto, sem uma política de prevenção as drogas nas escolas; sem uma política de prevenção às drogas promovida pelo Estado atuando conjuntamente com as entidades, culturais, esportivas, sociais civis e governamentais que estimulem os jovens buscarem obterem uma vida saudável sem drogas; sem uma política de prevenção às drogas do Estado e dos municípios através das Assistências Sociais, que deem suporte as famílias desestruturadas, dificilmente se conseguirá a diminuição da demanda das drogas pelos adolescentes e jovem as drogas e o combate a ela, por meio da repressão ao tráfico serão apenas medidas paliativas com resultados ineficazes. 

  Ataíde Lemos Escritor e poeta

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira