Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


sábado, 22 de agosto de 2009

Drogas um problema sério de saúde

Gostaria de refletir um pouco da dificuldade existente em convencer alguém que esteja inicialmente fazendo uso de drogas parar como também a dificuldade daquele que já se encontra dependente conseguir deixa-la.
Pois bem, o que leva alguém manter uso de drogas é o beneficio emocional e orgânico (pré-disposição) existente na grande maioria das pessoas. Certamente, o beneficio inicialmente sentido por aquele esteja no inicio de uma dependência é o emocional, isto é, seu uso leva a pessoa sentir-se um bem estar, um alivio psicológico, um aumento na adrenalina, e isto o faz sempre recorrer a ela quando sente uma necessidade emocional. Outro fator é que, na fase inicial as drogas usadas comumente são a maconha, bebida onde o adolescente, o jovem têm a falsa idéia que são drogas mais leves. É preciso ressaltar também que o uso inicial não é continuo, levando o usuário imaginar que tem controle sobre ela.
Abrindo um parêntese; não é difícil de entender porque o adolescente não escuta as pessoas em relação ao mal provocado pelas drogas na fase inicial, pois nesta fase a droga não dá sensação para o usuário de dependência, pelo contrario, ela proporciona um bem estar, ainda que saibamos que seja ilusório. Outro fator também é a maneira que ela é abordada aos adolescentes usuários indo contra ao que ele sente, ou melhor, o que ele concebe ao fazer o uso. Enfim, o discurso usado para não se usar drogas é contraditório em seu pensamento.
Portanto, infelizmente, na fase inicial da dependência o usuário não dá ouvidos aos malefícios que a droga provoca devido ele mesmo não conseguir perceber seus efeitos biológicos. Não perceber sua mudança de comportamento e também a mudança de seu estado psíquico. Portanto é muito difícil reverter um adolescente ou jovem usuário a deixar de fazer uso de drogas nesta fase.
Pois bem, o usuário somente perceberá que está dependente quando de fato já se encontrar comprometido biológico, social e emocionalmente. No entanto, quando este atinge tal estado, ocorre contrariamente da fase inicial, seu sistema nervoso central (SNC) está completamente dependente a ponto do dependente estar comprometido muitas vezes até psiquiatricamente e assim, com sérios problemas que não lhe permite mais uma sobriedade permanente.
Quando os profissionais da saúde afirmam da dificuldade de alguém deixar as drogas é levando em consideração todo um quadro de comprometimentos seja de ordem biológica, psíquica ou mesmo psiquiátrica de alguém que durante anos, décadas enviou drogas ao SNC comprometendo-o e modificando toda sua estrutura de organização e funcionamento.
Em suma, quando se fala em dependência química deve ser levados a sério pelos adolescentes, jovens, famílias e sociedade de um modo geral, pois quando se diz que é um caminho sem volta não é alarmismo, não é terrorismo psicológico e sim, é uma constatação, enfim, é a mais crua realidade. Pois um iniciante nas drogas não dá ouvidos e continuará a fazer o uso até tornar-se dependente e, aqueles que já se encontram dependentes muitos deles não conseguem mais força biológicas e nem psíquicas para deixa-las. Isto tanto é verdade que segundo a Organização Mundial da Saúde, pouquíssimos são aqueles que conseguem sair das drogas.
Não quero ser pessimista nestas afirmações, mas sim realista diante o grande problema que são as drogas devendo ser levado a sério pelo Estado, mas também pela família quanto à informação sobre dependência química para que assim, procurem trabalhar melhor na educação de seus filhos evitando-os a recorrerem à elas.
Ataíde Lemos: Escritor e Poeta
Livros: O Amor Vence as Drogas;
Drogas Um Vale Escuro e Desafio para Família;
Para adquirir entrar em contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira