Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Uma prisão disfarçada




Uma prisão disfarçada

        Há um problema muito sério no Rio de Janeiro que é mascarar as mazelas provocadas pela dependência química limpando a cidade, ou seja, jogando os dependentes químicos adultos e crianças em prisões disfarçadas de clinicas.

Qualquer profissional da saúde que atua nesta área, sabe que o grande problema para os dependentes químicos é conseguir internação  O Estado em todas as esferas (municipal, estadual e federal) é omisso neste sentido, pois possui algumas instituições para este tipo de tratamento e que não repassa verbas às infinitas instituições existentes pela sociedade civil (com raras exceções). Entidades estas que para manterem-se precisam mendigar, apelando para pessoas caridosas e empresas, ou mesmo, colocando seus internos para fazerem campanhas nas ruas.

Agora o governo vem com esta que vai internar involuntariamente os dependentes químicos e alcoólatras para colocar onde? Em cárceres disfarçados de clinicas e entidade? Enfim, este procedimento está mais que na cara que é uma atitude para jogar debaixo do tapete a incompetência do Estado na área de tratamento a dependentes químicos e querer mostrar uma mentira para o mundo frente os eventos esportivos que teremos (copa do mundo e as olimpíadas). Os profissionais da área da saúde não podem se omitir deixando ser levado por esta grande mentira e esta maneira de tratar os dependentes químicos como bandidos mantendo-os presos ao invés de trata-los.

Ataíde Lemos  

3 comentários:

  1. Suas colocações foram muito pertinentes Ataíde,conheci seus trabalhos a pouco tempo mas queria parabeniza-lo pois são muito bons,sou acadêmico do curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos pelo IFPR além de Guarda Municipal aqui em Curitiba,realizo palestras de prevenção as drogas para crianças e adultos e penso que se o nosso país não tiver políticas públicas efetivas na área da dependência química com profissionais e estrutura preparada para a demanda nós não conseguiremos dar uma resposta a sociedade neste sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hebert Fernandes obrigado pela visita e o comentário deixado. O problema das drogas é sério e não se faz com demagogia em períodos eleitorais. Concordo que a melhor solução para minimizar é diminuir a demanda e também criar centros de tratamentos e prover com recursos as infinitas instituições fundadas pela sociedade civil. Abraços

      Excluir
  2. a familia tbém precisa de ajuda...
    http://soporhojevoucuidardemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira