Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um projeto ideal para tratamento de dependentes químicos




Achei muito boa a proposta do novo projeto da prefeitura de São Paulo quanto aos dependentes químicos que vivem na cracolândia e que deveria ser estendido a muitas outras cidades e também os estados deveriam entrar em parceria com as cidades adotando este projeto.

Pelo que deu para entender, a proposta é indiretamente, incentivar os dependentes a buscarem tratamento por meio da reinserção social, ou seja, através de um trabalho, de condições digna incentiva os dependentes químicos buscarem tratamento sem a necessidade da obrigatoriedade dos dependentes.

Em minha opinião este deve ser o caminho e não a internação involuntária, já que este tipo de procedimento não produz efeito. É preciso, ser ciente que qualquer tratamento deve ser a partir do doente, não há cura sem a permissão do doente.

É preciso criar no dependente uma força de vontade, um desejo de sair das drogas e isto deve acontecer procurando resgatar a dignidade do doente bem com, restabelecer sua autoestima para que a partir daí o dependente sinta forças e vontade realmente de sair das drogas.

Na verdade, esta é a metodologia que as comunidades terapêuticas adotam, ou seja, a partir do interesse do dependente químico ou alcoólatra em buscar tratamento, elas (comunidades) em seu primeiro trabalho procura resgatar a autoestima do recuperando associado à laborterapia, espiritualidade, reuniões de grupos e aconselhamentos individuais.

Enfim, este deve ser o caminho correto para atuar com o dependente químico, visando o tratamento voluntario e não a pressão da prisão dos dependentes químicos com a mascará da internação involuntária. Primeiro deve-se resgatar a autoestima, após isto, sem pressão, oferecer tratamento. Alguns dependentes químicos a partir deste acolhimento nem precisarão se internar e muitos  outros buscarão o tratamento de maneira voluntaria.

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira