Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Trabalhar a prevenção às drogas na Escola



Trabalhar a questão das drogas na Educação em nível de ensino fundamental e médio, penso que deva ser de formas especificas e direcionadas. Quando abordamos drogas, este tema é muito amplo e pode abrir leques para varias interpretações ou mesmo varias brechas para questionamentos contraditórios.

Uma das abordagens para se trabalhar na escola tal assunto é propiciar ao estudante adolescente, aos jovens de ensino médio aprenderem a relacionar consigo mesmo; aprenderem resolverem seus conflitos internos; criando perspectivas de vida saudável; incentivá-los correrem atrás de seus projetos motivando-o.

Cabe a escola orientar, abrir espaços dando meios para que os adolescentes e os jovens procurem lapidarem-se e assim terem condições de atingirem seus objetivos dentro de seus limites.

Uma sociedade é construída e avaliada pela Educação. Pessoa as quais recebem uma Educação de qualidade terão mais senso critico da vida, atingindo sem duvida patamares mais elevados de conceitos, de valores éticos, morais espirituais e de cidadania.

Seguindo esta linha de raciocino, o trabalho antidrogas deve ser continuo e sua abordagem não necessariamente deve centralizar sobre ela especificamente, mas oferecer e proporcionar alternativas de qualidade de vida – dentro desta qualidade de vida o aprender a lidar consigo mesmo e a busca de ideais.


Algo fundamental que seja necessário também é proporcionar aos adolescentes e jovens conhecerem seus limites sejam eles em quais forem – emocionais, físicos, financeiros e ao mesmo tempo passo a passo superá-los para assim conviverem com todas as características individuais, proporcionar também aprenderem a enfrentar e superar os fracassos e as limitações.

A Educação deve quebrar as barreiras do ensino, deve ser uma fonte de conhecimentos intelectuais, mas sobretudo ser uma fonte do desenvolvimento da individuação social de cada ser humano.

A partir do momento que o tema droga passar a ser trabalhado com muita eficácia, englobando direta ou indiretamente em todas as disciplinas curriculares, ser inserido psicologicamente de cada estudante, estará sendo incutida na formação da própria personalidade do homem como algo prejudicial e os mecanismos para superar a busca.

Todos os meios usados para que se faça a prevenção às drogas são de fundamental importância, o que deve ocorrer é uma sintonia entre estes meios. Pouco resolve uma vez a cada seis meses convidar palestristas se um trabalho preventivo resumir apenas nestas palestras como meio preventivo nas escolas. Este tipo de prevenção é apenas uma vertente.

Da mesma maneira é de grande importância o trabalho que o PROERD faz, promovendo curso nas escolas, mas é importante frisar que este curso se realiza apenas na 4ª e agora iniciando na 6ª series também. Da mesma forma, este curso realizado pelo PROERD é uma vertente. É importante que haja um cronograma de tais projetos em uma grade curricular fechando um ciclo anual que venha somar em outros projetos pedagógicos e não tê-los como linhas mestras apenas para trabalhar a prevenção.

É importante ter claro que a questão do uso de drogas é uma questão existencial, isto é, está inserido dentro do Ser humano, pois ela (droga), de certa forma faz com que a pessoa tenha prazer e externe suas sombras. Certamente, discursos contrários não atingem o jovem, então fundamental seja que proporcione este mesmo prazer através de atividades sadias ou mesmo ajuda-los dando-lhes subsídios para que os adolescentes e jovens aprendam lidarem com suas sombras.

Ataíde Lemos

3 comentários:

  1. Às instituições de ensino público brasileiras, sucateadas como estão, arcar com mais esta importante temática social é um desafio e tanto. Porém, alinhados todos quanto a nossa tarefa cidadã, podemos fazer a diferença. Mantenhamo-nos pelo exemplo particular, em seguida pela nossa família, comunidade etc.
    Não se pode restringir o educar ao ambiente sala de aula, escola; educação é processo, é constância; a família é o cerne/foco para a manutenção/reação ao problema "ofertado" pelas drogas.
    Escola, família, comunidade, Poder Público juntos com o fim comum ao bem comum; esta é, ao meu ver, a "saída"...

    ResponderExcluir
  2. Sou um bacharel em Administração com Complmentação pedagógica. Fui professor de Ensino
    Médio Profissionalizante Noturno durente 26 anos, e pelo menos uma vez tive que sofrer ameaça de um traficante muito esperto, que dizia ser amigo de professores da Escola. Meu amigo Ataide Lemos, não ocupar tanto espaço aqui para colocar a minha reflexão. Mas conte comigo, sempre. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Olá espero poder fazer contato.
    Trabalho na prevenção e formação de conselheiros em dependencia quimica

    katiarumbelsperger@ig.com.br
    http://katiarumbelsperger.blogspot.com
    (21)9395.1242

    Abraços.
    Deus te abençoe e continue sempre renovando sua mente.

    ResponderExcluir

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira