Palestras Sobre Drogas

Há 12 anos sou voluntário na área de Dependência Química, atuando no tratamento por meio de Comunidade Terapêutica. Tenho alguns livros publicados “Drogas um vale escuro e grande desafio para família" e "O amor vence as Drogas”, e mais de uma centena de Artigos relacionado a este tema.


Faço palestra sobre Dependência Química. Aqueles que desejarem basta entrar em contato pelo e-mail ataide.lemos@gmail.com


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Internação involuntária


          

        Dados oficiais estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), revela que de cada 100 dependentes que procuram tratamento, apenas 3 conseguem sair das drogas. Pois bem, se a média é tão baixa para aqueles que por livre espontânea  vontade buscam tratamento. Qual será a média dos que são obrigados a se tratarem? Portanto, a internação involuntária é obvio que não funciona. Este tipo de procedimento é retornar ao passado, onde se segregava aos dependentes como loucos em clinicas ou cadeias disfarçadas de clinicas. acredito que deva haver um processo de abordagem, onde por meio de uma equipe multidisciplinar crie no dependente à vontade de buscar tratamento. A dependência química é uma doença que exige vontade política, exige políticas públicas bem definidas, recursos humanos e financeiros e como colocado no artigo um trabalho compartilhado entre Estado e sociedade e não medidas paliativas e demagógicas que só servem para iludir famílias de dependentes e a própria sociedade que é leiga sobre esta doença.

Ataíde Lemos
Escritor & poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidade Terapêutica Jeová Shalom

Gostaria de deixar neste tópico informações para aqueles que tem problemas relacionado às drogas e deseja tratamento.Somos diretores uma entidade para tratamento a dependentes químicos chamada “Comunidade Terapêutica Jeová Shalom”.Já atuamos nesta área de tratamento há quase 12 anos.
Para maiores informações aqui estão dados da entidade para aqueles que estão a procura de tratamento.

· A entidade se localiza na cidade de Ouro Fino sul de Minas Gerais, está há 200 km de São Paulo, 480 km do Rio de Janeiro e 490 km de Belo Horizonte. A instituição trata apenas o sexo masculino.

· A instituição é evangélica: Isto não significa que somente atende a evangélicos, pelo contrario, a entidade recebe todos sem distinção de credo, raça, etnia, etc. no entanto, os princípios da espiritualidade é Cristã.

· É proibido fumar cigarro de tabaco. Segundo entendimento da entidade tabaco é também uma droga que precisa ser combatida. Muitas vezes o próprio uso do cigarro acaba sendo um fator de levar o dependente a ter suas recaídas.

· O tratamento se dá através do tripé; Laborterapia, espiritualidade e reunião de grupos. A reunião de grupo é subdividida em palestras, dinâmicas e os doze passos.

· O tempo de duração do tratamento é de seis meses divididos em: dois meses para desintoxicação, dois para conscientização e mais dois anos destinado a ressocialização.

· Embora a entidade esteja registrada nos órgãos públicos, como ocorre com a maioria das Comunidades Terapêuticas não recebe verbas dos poderes públicos e como tem que se manter, ela pede a titulo de doação uma contribuição de R$ 250,00 mensais para poder custear as despesas de manutenção da instituição.

Pois bem, estas são as informações básicas, caso há interesse basta entrar em contato:
potifar@hardonline.com.br

Presidente:
Apostolo Profº Roberto Wagner Alves Ferreira